Matriculas Abertas Educandário Espírita Anália Franco 2017

A implantação do presente projeto se justifica considerando-se que as Obras Sociais do Lar Espírita Sabina Andrade Ribeiro, historicamente tem desenvolvido trabalhos assistenciais na comunidade de Ceres; dentre eles, trabalhos com crianças, desenvolvidos pela Evangelização Infantil, jovens e adolescentes, através de seis postos de assistência.

Nesse ínterim, nos últimos dez anos essa experiência possibilitou a observação de grande incidência de assistidos que se evadiam do sistema educacional; em sua maioria decorrente desde causas econômicas à desestruturação familiar, que repercutem direta ou indiretamente no rendimento escolar, na auto-estima, na aquisição de valores próprios, na motivação e na perseverança; fatores estes que independem de situação sócio-econômica, muito embora, a população mais carente seja a mais diretamente atingida, na maioria das vezes, por conseqüências funestas.

A obra da edificação de uma sociedade mais humana, mais justa, mais produtiva, passa necessariamente por fatores morais de desenvolvimento do sentido de solidariedade. O coletivo dignificado é construído, a priori, por mãos de indivíduos que se entrelaçam no ideal comum de melhoramento das massas, numa nítida determinação de reedificar o mundo, retirando-o do caos moral e intelectual em que se encontra, através da ampla oportunidade de formação a todas as classes e níveis.

A Escola Espírita Anália Franco é edificada em sua praxes educativa pelo ideal de contribuição para o soerguimento humano, de uma condição precária para uma condição mais plena enquanto homens e cidadãos. Nenhuma contribuição ao mundo melhor de hoje e de amanhã é maior, mais forte e mais poderosa do que a EDUCAÇÃO.

Educação do homem integral.

Assim, justifica-se a edificação deste estabelecimento de ensino, que ergue suas paredes materiais através da força de um ideal de construção de um mundo melhor, e da vontade poderosa de grupos, que unidos como correntes de um mesmo elo fazem prevalecer a força do amor ao próximo através da sua contribuição ao mundo que nossos descendentes habitarão.

A Escola Espírita Anália Franco foi criada em 22 de dezembro de 1998, pelo Lar Espírita Sabina Andrade Ribeiro.  A Instituição foi fundada visando atender inicialmente crianças para a Educação Infantil, com o intuito de acrescer uma série a cada ano até atingir o último período do Ensino Médio.

Desde 1996 a equipe responsável pelo funcionamento da Escola, reunia periodicamente para estudos e organização de todos os procedimentos concernentes à implantação do Estabelecimento de Ensino.

No dia 17 de janeiro de 1999 deu-se oficialmente o início  dos trabalhos. Iniciamos com dois cursos: uma sala de Jardim I – crianças com quatro anos e uma sala de Jardim II – crianças com cinco anos. Foram atendidas quinze crianças por cada curso. Como já mencionado acima, a Escola têm caráter gradual de implantação de cursos, sendo então acrescido no ano 2000, mais uma sala com quinze crianças. Atualmente a Escola está funcionando da seguinte forma: uma sala de Jardim II (5 anos)  e  uma sala de 1º Ano, 2º Ano , 3º Ano, 4° Ano e 5° Ano (Ensino fundamental de 9 anos).