LAR ESPÍRITA DE CERES – AMOR E AÇÃO PARA O PRÓXIMO

As Obras Sociais do Lar Espírita de Ceres há vários anos atua na cidade de Ceres e região prestando serviços de assistência, educação  e promoção social para a população visando sempre o bem estar material e espiritual.

Sua história começa junto com a cidade de Ceres em 18 de dezembro de 1948 é fundado o Centro Espírita Vicente de Paulo, a origem e sustentáculo espiritual de todas as atividades até hoje e a criação do Lar Espírita Sabina Andrade Ribeiro como braço para execução dos trabalhos de beneficência para o público em geral. Tendo como lema “Fora da Caridade não há salvação” começou no ano de 1950 na Campanha de Fraternidade Auta de Souza que consiste numa caravana de voluntários espíritas que realiza visitas domiciliares divulgando mensagens de evangelização e consolo e recolhendo doações de alimentos, vestuários e demais materiais de uso doméstico, os quais são destinados as famílias necessitadas.

 No final do ano de 1960 começa o funcionamento do Lar das Crianças recebendo as primeiras crianças órfãs, carentes, vítimas de violência ou abandonadas que até os dias atuais são cuidadas com muito desvelo e amor. As crianças ingressadas no Lar recebem assistência material, educacional e espiritual através de evangelização infanto-juvenil. O Lar das Crianças possui um grande histórico no atendimento aos pequeninos, desde o funcionamento em dois abrigos um masculino e outro feminino onde contava com um número expressivo de crianças, nos anos de 1980 chegou a ter mais 60 internos, até os dias de hoje com um atendimento em único local de no máximo 15 crianças com grande êxito e vários casos de amor aos pequeninos. Ressalta-se que a criação do ECA Estatuto da Criança e do Adolescente trouxe grandes benefícios na solução da problemática  do menor que encontra-se em estado de vulnerabilidade social através das participações  efetivas dos Conselhos Tutelares, Ministério Público e Justiça diminuindo a necessidade de internamento de crianças em abrigos.

No alvorecer do novo milênio começou um nova Obra, o Educandário Espírita Anália Franco que oferece Educação Infantil e Ensino Fundamental até 5º ano, hoje com dezessete anos de funcionamento. Destinado preferencialmente as famílias de baixa renda, mas oferecido ao público em geral a Escola cumpre o currículo oficial exigido pela legislação acrescido de temas ligados a sensibilidade e espiritualidade independente da opção religiosa dos alunos, visando a formação integral do homem na ciência e no amor. Vários alunos que estudaram no Educandário tiveram boa formação possibilitando o ingresso em universidades federais e particulares e tornando-se homens e mulheres de bem.

Os voluntários desenvolvem também trabalhos de assistências e de promoção social na sede da Av. Brasil e nos Bairros Jardim Sorriso, Conjunto Bernardo Sayão e na cidade de Rianápolis aplicando atividades de trabalhos manuais, evangelização de crianças, adolescentes e adultos, campanhas de esclarecimento a favor da vida e contra os vícios, aborto, suicídio e violência e também auxílio material através de fornecimento de sopa e doação de alimentos semanalmente nestas comunidades.

Todos os trabalhos realizados pelas Obras Sociais do Lar Espírita contaram sempre com a colaboração direta da população de Ceres e região através de contribuição regulares, doações avulsas em dinheiro e em mercadorias. A Instituição realiza ainda, campanhas diversas, promoções beneficentes, prestação de serviços de treinamento e alimentação e educação superior. Mantemos um convênio com a Prefeitura Municipal de Ceres que paga 2 funcionários do abrigo. As Obras Sociais do Lar Espírita Ceres firmou contrato de prestação de serviços educacionais com a Anhanguera Educacional para funcionamento de um Polo de Apoio Presencial para oferta de cursos de graduação e pós-graduação obtendo assim receita para manutenção das despesas mensais de todas as atividades desenvolvidas. Para o custeio mensal e implantação de novos projetos os recursos ainda são insuficientes necessitando do auxílio das pessoas e parcerias para a realização dos trabalhos.

Venha participar conosco desta Obra de Amor. Todos podem usufruir dos nossos trabalhos. Seja também um colaborador com recursos materiais ou financeiros como: sócio contribuinte por débito em conta mensal de qualquer valor; doação avulsa; doação de materiais diversos; doação de trabalho voluntários no Lar, Escola e Postos de Assistência; trabalhos técnicos especializados em todas as áreas; Estude na nossa Faculdade e divulgue nossos cursos.

Externamos nossa gratidão por todos que sempre colaboraram com esta Instituição: população, autoridades dos Municípios, Ministério Público, Juizado da Infância e pessoas de todas as religiões. Desejamos que todos fiquem sempre na Paz e no Amor de Deus Nosso Criador e Nosso Senhor Jesus Cristo.

Obras Sociais do Lar Espírita de Ceres,

Localizada na Avenida Brasil, número 1606, Setor Nova Vila,

CEP 76300-000, Ceres – Goiás.

 

Contato pelo telefone 3307 1400.